terça-feira, 6 de novembro de 2007

Uma viagem ao tempo - PARTE I




No feriado de 02 de novembro encontrei-me, sem planejar, com o passado histórico, o presente de descobertas e o futuro da criatividade humana. Fui a Mariana e de lá, na Maria Fumaça, cheguei em Ouro Preto.
Mariana é uma gracinha de cidade, a primeira capital de Minas. Possui a beleza da arquitetura colonial e das obras de artistas locais nos ateliês de escultura em madeira, porém, encontramos ali uma tranquilidade gostosa, que talvez não se acha, especialmente no feriado, em outras cidades que fazem parte de roteiro turístico. A estação do Trem da Vale foi o que mais me encantou. Conserva o “ar de antigamente”, incluindo o moderno, de forma muito amigável. Há uma biblioteca com acervo de 4.000 livros, periódicos e DVDs e também, acesso à internet. O vagão Café é uma sacada muito bacana. É um café-restaurante simples e ao mesmo tempo sofisticado, que torna a espera pelo trem um momento super agradável. Chegada a hora da partida, embarca-se em vagões com bancos de madeira bem conservados e ouve-se o conhecido apito de trem, aquele da onomatopéia! Em movimento, é interessante notar que o barulho que o trem faz é exatamente: “café-com-pão, café-com-pão, café-com-pão...”, uma delícia! Uma vez fiz a viagem de Tiradentes a São João Del Rei na Maria Fumaça. O caminho é bem mais bonito, não há tantos túneis e estreitezas, os trilhos percorrem uma paisagem mais aberta. No entanto, o charme da estação de Mariana é imbatível.
Em Ouro Preto, a hospedagem em uma pousada com sacadas e amplas janelas foi um privilégio! Em frente, a igreja Nossa Senhora da Conceição e a república “Sem Destino”, nome sugestivo para quem entra na faculdade, – tantos são os caminhos a que levam os cursos – mais ainda para quem se forma! Sábado à noite, assisti a uma das coisas mais bonitas de toda a minha vida: o concerto da Orquestra Experimental da UFOP, com a participação de músicos da Orquestra Sinfônica de Minas Gerais, no belíssimo interior da igreja vizinha à pousada. Na mesma noite, quem quisesse poderia optar pela música popular, uma vez que na rua da Casa dos Contos rolava um samba, parte da programação do Fórum das Letras.





Postado por Juliana. Continua...

Foto: Juliana.

2 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Uauuuuuuuuuuu!!!!!!!

Ai q vontade q dah! "Sem destino" foi msm um nome mt bom!

Ai, o trenzinho, a música, td!!!!!!!

O txt tah mt bem escrito. Coloca em algum site d turismo e dah o link deste!

Bz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Unknown disse...

Olá, sou morador da República Sem Destino!!! valew pela homenagem... realmente o nome diz muito do nosso espírito. Parabéns pelo blog