sábado, 17 de novembro de 2007

Texto do Arcebispo Helder Câmara. Um olhar sobre a cidade, RJ. Civilização brasileira, 1977.

Como a lua nos lembra o que se passa conosco!
Não há quem tenha seus dias de lua cheia! Tudo correndo bem, saúde boa, família em paz, todos se entendendo e se amando. Se não há dinheiro sobrando, não há dinheiro faltando...
Também não há quem tenha seus dias de lua minguante...A saúde meio emperrada, incompreensões e aborrecimentos em casa, no trabalho, entre amigos, desilusões, cansaço de viver...
Mas volta a lua crescente...volta a esperança. Tudo continua mais ou menos, na mesma. Talvez até pior. Mas, por dentro, há mais coragem, mais força!
E o que nos vale é que variam, de pessoa a pessoa os dias de fossa, os dias de esperança, os dias de alegria plena...Por que, então, não temos paciência uns com os outros e não nos ajudamos mutuamente? Mas, em geral, quem anda em lua minguante tem até raiva de quem anda em lua cheia. Acontece, também, que quem anda em lua cheia, em geral, não tem olhos nem tempo, nem paciência para ficar ouvindo lamúrias de lua minguante...
Ah! Se conseguíssemos o ideal de manter permanentemente em nós o espírito da lua crescente, o espírito da esperança.
Há quem m plena fase da lua cheia anda triste. Há pessoas que, em lugar de aproveitar a felicidade que têm nas mãos, tornam-se incapazes de aproveitá-la, porque ficam o tempo todo pensando que a felicidade é passageira, vai acabar, já está acabando.
Em plena lua cheia, quando o desânimo chegar, vamos expulsá-la, pensando:
- É verdade. Nem sempre será lua cheia. Virá a lua minguante. Mas a minguante passará a crescente e, de novo, a cheia.
Quando nos convenceremos de que é ingratidão deixar que a esperança se apague dentro de nós?...Guardem o título de um livro de poemas, que vale como um programa de vida: FAZ ESCURO, MAS EU CANTO! Sim.
No meio da maior escuridão, em pleno vôo cego, sem enxergar um palmo diante dos olhos, mesmo aí, mesmo assim, temos que manter viva a esperança.
FAZ ESCURO, MAS EU CANTO
!

É interessante notar o emprego da palavra lua para designar o humor das pessoas. Na nossa língua, a expressão “Fulano é de lua” é bem familiar nas conversas informais entre amigos. Em francês, existem as expressões “bien luné” e “mal luné” para indicar a boa ou má disposição de espírito de alguém. O texto acima me motivou a escrever sobre essas mudanças de humor que temos no decorrer de um período de tempo, da mesma forma que a lua muda de fase. O interessante é perceber que essa mudança não se refere somente a determinadas pessoas. Todo o mundo é de lua... Há momentos em que nos sentimos tristes. Outros, em que nos sentimos alegres, e nossos humores vão se alternando. O que o autor enfatiza é que não devemos perder a esperança nos momentos de tristeza. Assim, quando a lua minguante estiver chegando, não nos esqueçamos de que a lua cheia está por aparecer.

Postado por Patricia

4 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Siiim, dulcíssima Du, siiim!!!


Bz!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!

hihih

Gabriela Galvão disse...

huahauh.. Foi a Pati.

Vcs são gêmeas!!!

huahauh

Gabriela Galvão disse...

Demorei a aparecer pq vcs estavam postando menos, parabéns por terem aumentado o ritmo!!!"Continuem assim"!

Gabriela Galvão disse...

huahauhauhah... Duuuu... Adorei!!!!!!! Seu comentário foi bom demais!!!!!!!!!
huahauhauh...

Vlw!!!!!!!!!!!!!