quinta-feira, 15 de novembro de 2007

Miopia


A uma certa altura do terceiro ano do segundo grau, comecei a sentar nas cadeiras da frente para conseguir enxergar melhor o que a professora escrevia no quadro. Experimentei os óculos de uma colega, a Bia (que não se chama Beatriz) e aí... vi tudo! “A miopia é hereditária, você herdou de sua mãe”, disse o médico. Começava minha vida de portadora de óculos e lentes de contato.
As lentes de contato são um negócio caro e chato de manusear. Além disso, irritava muito meu olho, resumindo: não me dou bem com lente. Naquela época de colégio, eu achava lindo usar óculos e aparelho ortodôntico. Hoje em dia, me sinto totalmente anti-sexy de óculos, mas sou obrigada a usar, porque larguei as lentes de vez (sim, porque eu chegava a jogá-las fora, onde estivesse, tamanha era a intolerância que me causavam). Outra coisa: o tal do 'Opti-free' está pela hora da morte e os colírios lubrificantes, que têm como objetivo tornar o uso mais confortável, custam os olhos da cara. Sendo assim, fico só com os óculos, mesmo.
Terça-feira a Pat fez uma consulta em família (irmão, mãe e tia), no oftalmologista. Saíram da clínica os quatro com a pupila dilatada, sem enxergar normalmente! A Pat tinha dez graus de miopia no passado. O irmão dela tem três e se submeteu à cirurgia ontem, com grande sucesso.
Ano passado, lendo a coluna da Ana Elisa Ribeiro no Digestivo, cheguei, através dos comentários, ao texto da Daniela Castilho. Se, naquela época, eu já tivesse sido operada, sentiria uma enorme claustrofobia com aquelas palavras. Se bem me recordo (não voltei ao texto), ela realmente acha lindo e lírico enxergar tudo embaçado. Diz que há formas de se compensar a miopia e ver certos aspectos da vida com outros sentidos, diferentes da visão.
Assim, lembrei-me da aula de Literatura Comparada de título: Grandes problemas de gente pequena: os conflitos de Miguilim. O personagem roseano é de uma especial percepção. Curioso acerca de “questões de adulto”, deixa a mãe até sem respostas, o que a leva a simplesmente dizer que o ama demais. E quando um moço de óculos chega ao Mutum, acontece o que experimentam todos os míopes: a surpresa da nitidez do mundo.
Miguilim olhou. Nem não podia acreditar! Tudo era uma claridade, tudo novo e lindo e diferente, as coisas, as árvores, as caras das pessoas. O Mutum era bonito! - agora Miguilim via claramente.


Postado por Juliana.


Foto: Juliana.


8 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Ai q esse livro eh o próximo, tô doidinha p/ ler isso, deve ser uma coooisaaa!!!! Mais hein, eu q ñ sou mt dada ao social ateh gosto d ñ ver direito e eh bom tb q td mundo saiba, pq aih vc v e finge q ñ viu e tem o respaldo da cegueira... Mas o embassado eh nauseante e irritante, isso, sim. E fora q a amiga t cutuca p/ mostrar o gatinho em vão, neh... Mas óculos podem ser mt sensuais, nossa! O ruim eh q atrai artistas e filósofos e intelectuais e vc sabe, eu quero a normalidade!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Bz!!!!!!!!!!!!!!!!!!

Gabriela Galvão disse...

E ñ me venham encher por conta da "normalidade"!!!!!!!!!!!!!!!!!!!Q eu mordo.

DaniCast disse...

A miopia é um privilégio. Permite ver o que não se vê normalmente, ler letras em tamanho reduzido, visualizar detalhes de filigrana em impressos. Algumas pessoas só enxergam a miopia como "visão embaçada". Falta-lhes visão. Outras pessoas sabem que a múltipla visão é uma janela para um outro universo. É só assistir "Janela da Alma", talvez você comece a entender o que todos esses míopes e deficientes visuais tem em comum, e que mundo lindo é esse que eles enxergam. Pena que ser míope não lhe abriu os olhos, com certeza abriu os meus.

escrita disse...

Oi, Dani.
Eu já assisti "Janela da Alma". Lindo. Gostei demais do filme. Adorei ouvir todos os depoimentos, me vi em muitos deles.
A miopia me incomoda. Me desculpe.

Anônimo disse...

O problema não é discordar. É me citar de forma irônica. Não gostei, me senti desrespeitada.
Postei minhas respostas a você no meu blog.

Anônimo disse...

De forma alguma desrespeitaria alguém em qualquer situação, sobretudo em meu blog.
Os links inseridos por mim em meus textos levam a outros que julgo
interessantes, de autores que respeito.

Gabriela Galvão disse...

Me irritei.

A "zinha" aih eh "um monte d coisa" e nd. Td q eu vi d trabalho dela, achei mt ruim. Ñ eh pessoal. Achei, msm. O melhor q ela deve ter feito na vida foi o txt q a Du citou.

Artista plástica e vai ver o blog dela! huahuahauh Horrível. Confuso, "sujo"... O site tb. E haja cursos e currículos e prêmios e títulos (sei lah)... E ela deve acreditar em td isso...

Ñ, ñ! Olha q piada!!! Ela msma se citou na Wikipedia!!! huahuahuahuahauhauh

Lamentável existir gente assim. Eh o tipinho q eu jah citei: vc supõe coisas boas, afinal "trabalha no meio artístico", faz "isso e aquilo"... Ledo engano...


P.S.:eu me irritei pq eu tenho "sangue quente" e pq envolve um meu amor. Nem por um segundo eh pq a "zinha" tem qq importância; eh bom q conste.
P.S.:eu me irritei pq eu tenho "sangue quente" e pq envolve um meu amor. Nem por um segundo eh pq a "zinha" tem qq importância; eh bom q conste.

Eu e minhas conjecturas... hahah:Essa bicha deve ser um porre!!!! hahah

Ô minha filha, desarme-se!!!

E "morra!" p/ vc!

Gabriela Galvão disse...

Outra: a Du soh foi irônica ao t pedir desculpas, ô "Danicast"...

Aaaaffff