quarta-feira, 30 de janeiro de 2008

Sobre o Cidade

A cidade é uma organização desorganizada, uma parada estranha, sinistra. Lá “tem de tudo”: engravatado, camelô, motociclista, catador. Há prédios de arquitetura moderna, construções antigas, bancas e barracas na calçada. Algumas autorizadas pela prefeitura, outras, clandestinas. Há gentileza, cidadania e há também má fé e imprudência.
Todos estão em movimento na cidade. Os prédios comerciais abrem suas portarias, enquanto o motorista de ônibus faz sua última viagem e o barman volta para casa.
Há quem diga que, ao acordar, a sensação é de ter acabado de deitar-se. O despertador toca e começa a vida de cada um na cidade. A gente lava o rosto, coloca o pé na via pública e vem aquela fumaça toda para cima! Os olhos se espremem contra a poeira do ar. E o passo continua, acelerado, cruzando a extensa faixa de linhas brancas paralelas. Os motores estão concentrados no instante da mudança de cor do sinal. Faz lembrar o verso “bando de gente a ir a algum lugar nenhum”, ou a música Braseiro, de Pedro Luís, “o ano inteiro eu corro atrás não sei de quê exatamente”.
Mas quando é feriado nacional ou jogo da seleção, a cidade fica estranha. Parada. Não se ouve barulho, ninguém transita, é até meio...sinistro!
Para onde vão os dejetos da vida urbana (sobra de alimento, jornal lido, pirataria, crack, vandalismo, copo plástico, guimba de cigarro, hipocrisia)? Para as ruas da cidade.
E na época das chuvas, tudo transborda. O pedestre salta esquinas alagadas, o pobre chora na tv, o rico fica sem luz para navegar. Mas depois, volta a cidade ao normal. Ao exagero que explode sem a gente notar.

Postado por Juliana.

2 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Uaaauuuuuuuuuu!!!!!!!!!

Mt boooom este txt!!!!!!!!!!

E gostei d ver a frequencia, garoootaaaa!!!!!!!!!!!!


Parabéns e bz!!!!!!!!!!!!!

Gabriela Galvão disse...

P.S.: q foi aquele despertador hj!!!!


huahuahuahauhuah