quinta-feira, 14 de agosto de 2008

Anotações sobre a palestra proferida hoje pelo Prof. Gunther Kress, da Faculdade de Cultura e Pedagogia, do Instituto de Educação da Universidade de Londres.
Foto: Flickr

A social semiotic theory of learning: multimodality, provisionality and design

Na interação, o ser humano não apenas emite sinais. Ele produz significados. A comunicação não depende apenas de alguém que fala, mas de alguém que responde, interpreta o que é ouvido e interpreta o mundo à sua volta. Há, na situação de comunicação, uma relação de interdependência. Nesse momento, o professor utilizou a metáfora da sala cirúrgica, em que uma equipe se prepara para realizar um procedimento. Há, entre os membros da equipe, uma conexão. Cada profissional desempenha uma função diferente e específica, no entanto, um depende do outro e interage de acordo com interesses e desejos, para que a cirugia se realize e seja bem sucedida.

O aprendizado é uma situação de comunicação. Os ambientes de aprendizado são complexos. Há diversas formas, condições e ambientes de aprendizagem. O ambiente do site caracteriza-se por um design que pergunta: qual é o seu interesse? O usuário escolhe onde clicar e entrar. E o estilo é a política da escolha, assim como a estética é a política do estilo, isto é, nós escolhemos aquilo que apela ao nosso gosto, à nossa imaginação. A política de avaliação é a ética. Diante disso, cores, layout e imagens são importantes na criação de um ambiente de aprendizagem atrativo e com boas chances de obter êxito em seu propósito de educar. Com a mudança social e semiótica, a imagem, antes – século XX – meramente ilustrativa, desempenha funções diferentes da escrita e ambos, escrita e imagem, possuem significados diferentes. O que é melhor comunicado com palavras e o que é melhor comunicado com imagens são distinguidos na elaboração de uma página da web.

O ambiente de aprendizado é o espaço em que a subjetividade está presente. Cada um constrói seus próprios significados e há emoção e afetividade na interação comunicativa. Portanto, sugere-se que a escola abra a visão limitada ao intelecto e a aspectos cognitivos.
Postado por Juliana.

2 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Noh q txt bom!

Saber se comunicar eh precioso,tava pensando em mta coisa q vi aqui, por estes dias. Mas ñ sei discorrer a respeito... Preciso me rechear mais p saber me comunicar melhor...

Acho q eh isso: pessoas bem recheadas são as q melhor se comunicam.

Gabriela Galvão disse...

P mim ser bem recheado ñ tm a vr soh c ser bem informado. Eh mt mais q isso Depois t explico melhor