terça-feira, 8 de abril de 2008

Ocupação da Reitoria na UFMG



Aconteceu ontem, aqui no campus da Universidade Federal de Minas Gerais, uma manifestação pacífica dos estudantes, causada pelo episódio violento da quinta-feira, em que um grupo de alunos que assistia a um documentário sobre maconha, foi agredido, violentamente, por policiais militares. Os alunos presentes no momento da repressão* relatam que a sessão de vídeo transcorria normalmente, sem qualquer ato "perturbador da ordem" e a polícia já chegou batendo, arbitrariamente, sem oferecer oportunidade de diálogo.
Diante disso, uma audiência foi solicitada à Reitoria - maior instância responsável pela universidade - pelos estudantes. O pedido foi atendido no final da tarde de ontem, com a presença da vice-reitora, do reitor e da diretoria do IGC - Instituto de Geociências - local em que o filme foi exibido.
Após a audiência, uma assembléia estudantil foi realizada e deliberou-se a permanência dos estudantes no prédio da Reitoria. A decisão foi motivada pela incerteza com relação ao atendimento das questões levantadas pelos dicentes, pelo entendimento de que a resistência pacífica é um caminho, uma alternativa contra o abuso de autoridade e foi baseada, entre outros fatores, em experiências anteriores, em outras instituições brasileiras, como a UNB.
Hoje, ao meio-dia, em nova assembléia estudantil, foram definidos os pontos a serem incluídos na pauta da reunião com o Conselho Universitário, marcada para as 16 horas.


Gostaria de esclarecer que estive presente em todas as assembléias citadas. Peço a todos os estudantes que não podem estar presentes nas deliberações, que procurem informação diretamente na Reitoria, com a Comissão de Comunicação, formada, especialmente, para prestar informações seguras e claras.


*repressão s.f. 5 interrupção com utilização de violência 7 jur ato de reprimir, coibir, combater, ger. pelo uso da força
FONTE: HOUAISS, Antônio; SALLES, Mauro Villar de. Dicionário Houaiss da Língua Portuguesa. Rio de Janeiro: Objetiva, 2001.

Postado por Juliana.
Foto: Foca Lisboa

Nenhum comentário: