sábado, 5 de abril de 2008

Análise do discurso

Quem passou pela vida em branca nuvem,
E em placido repouso adormeceu;
Quem não sentiu o frio da desgraça,
Quem passou pela vida e não sofreu,
Foi espectro de homem, não foi homem,
Só passou pela vida, não viveu.

FRANCISCO OCTAVIANO

Este poema foi citado pela Prof. Dra. Graça Paulino, no Simpósio Internacional de Análise do Discurso que se realizou na última semana em BH. O evento teve a presença de Dominique Maingueneau (Universidade de Paris XII), Patrick Charaudeau (Universidade de Paris XIII) e Claude Chabrol (Universidade de Paris III), entre vários outros pesquisadores importantes da área de AD.

Não me inscrevi, por causa da indisponibilidade de horários. Mas, na sexta-feira, trabalhei de manhã e me permiti deixar a tarde para "penetrar" em algum seminário ou comunicação. As opções eram muitas, mas, em tempos de concurso público, escolhi o tema Estudos sobre o ethos na persuasão política, com o pessoal da UFOP, UFMG e PUC-Minas.

Em um evento como esse, o interesse das pessoas se volta para os estudos em Análise do discurso e Literatura; Análise do discurso nas peças publicitárias, enfim. Dessa forma, o Prof. William Augusto Menezes (UFOP) iniciou as apresentações dizendo: Estamos aqui quase em um encontro clandestino e, em meio a risadas, o pós-doutorando Melliandro Mendes Galinari (UFMG) anunciou: Direto dos porões do Simpósio Internacional de Análise do discurso...
As pesquisas apresentadas foram muito interessantes, mostrando o ethos (máscara) construído pelos políticos e sua influência na imagem resultada pelo julgamento do ouvinte. No caso do ethos discursivo - ou presente - a imagem resulta da enunciação, da palavra. No ethos pré-discursivo - ou ethos prévio - resulta da reputação, do nome de família, etc. O cálculo de tais efeitos discursivos deve levar em conta saberes da doxa (senso comum).

Após a reunião underground, me dirigi ao auditório azul da Fafich para ouvir a Prof. Graça falar no trágico em Um nó na garganta, um silêncio na sala: “não falem de coisas tristes”, sobre a recusa de temas relacionados ao sofrimento na escola, instituição que já possui em si (especialmente a escola pública) aspectos tristes.


Postado por Juliana.

3 comentários:

Gabriela Galvão disse...

Então eu sou Homem! E vivo vivendo intensamente!!! Aaafff e hahahah ao msm tempo, fazê o q...


T amo! Bj

Gabriela Galvão disse...

Se o trem foi assim quase secreto aih eh q deve ter sido eh bom!!! Noh, me deu vontade de ter ido. Depois se me conta!!!!!!!!

Ah, eh esse trem d ficar tapando a som bra c/ o sol ñ eh comigo, ñ!!!!!!! Infelizmente eh o q se ve por aih...

Bj

Anônimo disse...

Acho que aí é homem, espécie humana, o Homem, em geral.

Te amo!