segunda-feira, 8 de outubro de 2007

Da amizade

O mais importante na vida de uma pessoa é a amizade. A gente sempre pode contar nos dedos quantos amigos tem, tal a raridade deste sentimento. Uma verdadeira jóia. Os amigos estão perto, mesmo quando a distância física impede um abraço e o olhar dentro dos olhos. Basta um contato por telefone, ou virtualmente, e a resposta chega rápido, toda contente e familiar.
As pessoas se tornam amigas. É uma escolha, a partir de afinidade, confiança, admiração. Amigos de infância, vizinhos, primos, colegas de faculdade, de trabalho, professores, irmãos, pai, mãe, esses são nossos amigos, se assim quisermos. E sabemos reconhecê-los pelo comportamento em relação a nós. Amigo elogia, dá puxão de orelha, conversa, ri junto, te faz companhia, quer dividir, dar e receber atenção, e tudo isso sem obrigações impostas. O que se deve fazer já se sabe e flui de uma forma muito natural. Amizade. Um sentimento natural, livre, elegante pela simplicidade, descomplicado, nobre.
Achei muitíssimo interessante o que o Dr. Flávio Gikovate, médico psicoterapeuta, disse em uma entrevista no programa Leila entrevista, da Rede Minas:

"A amizade é um tipo de aliança muito mais sofisticada porque não busca a fusão e sim a aproximação de duas criaturas que tenham importantes afinidades e interesses em comum. Nossa parte adulta estabelece vínculos respeitosos e ricos em intimidade, que correspondem à amizade. Nossa parte infantil tende a estabelecer um elo único com outra pessoa, em relação à qual passamos a ter expectativas similares àquelas que tínhamos de nossa mãe. Não tenho dúvidas a respeito: amizade é um processo muito mais adulto do que chamamos de amor".

A amizade é um laço bonito que o ser humano tem a capacidade de fazer.
Ao meu amigo Dwight.
Postado por Juliana.

2 comentários:

Anônimo disse...

ju valeu pelo carinho, vc tb é mt importante para mim, vc é uma amiga que sempre levarei dentro do meu coração.
te amo mt e te desejo todo os sucessos que a vida pode te car.
Que deus te abençoe mt.
com saudades
seu amigo Dú.
ps coloquei o seu blog nos meus favoritos, e sempre estarei visitando.

Anônimo disse...

Oi Juju,

Muito legal e verdadeiro o que voce escreveu, sabe que sou sua fa numero 1
Beijocas,
Celminha
PS: Postei com o e-mail de Alex porque nao queria abrir outra conta no IG