quinta-feira, 27 de março de 2008

A desigualdade

O tema do programa Palavra Cruzada de 26/03/08 é: Objetivos do Milênio.
"Os Estados-Membros das Nações Unidas assumiram o compromisso de, até 2015, reduzir a pobreza e melhorar a educação, entre outras metas. Mas um relatório aponta que o Brasil dificilmente conseguirá diminuir pela metade a desigualdade social. Diferente do país, Minas Gerais apresentou avanços nesses dois itens*.
No Palavra Cruzada você vai saber mais sobre os objetivos da ONU e os avanços no Brasil e no estado. Para falar sobre o assunto, a jornalista Maria Amélia Ávila recebe o economista Márcio Salvato, coordenador do Instituto Desenvolvimento Humano e Sustentável da PUC Minas, organização que produziu o relatório dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio, referente à região sudeste do país, para o Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD). Também participam do programa o sociólogo e doutor em Ciências Sociais, Rudá Ricci, e os jornalistas Eduardo Murta, do jornal Hoje em Dia, e Ana Paula Lima, do jornal Hoje em Dia. Não perca! O Palavra Cruzada vai ao ar na quarta-feira, dia 26/03, aovivo, a partir das 21h, pela Rede Minas."


Se estivesse em casa nesse horário, assistiria ao programa, pois, ontem mesmo, na volta para casa, dentro do ônibus, conversava com um amigo da faculdade sobre alternativas para chegar da aula com segurança, uma vez que o recente assalto me deixou um pouco assustada. Daí, surgiu o assunto da desigualdade, que leva aos atos de violação do âmbito pessoal do outro. Não vejo saída para um problema que, apesar de esforços governamentais e dos cidadãos, é desequilibrado constantemente pelas pessoas ricas (empresários, apresentadores de TV, atores globais etc.), que gastam três mil reais em um sapato ou uma bolsa. O agravamento da desigualdade acontece e é mostrado, para quem quer ver, de uma forma colorida nas páginas de algumas revistas e no vídeo exibido por alguns canais.


A mídia não é a vilã nesta situação, mas, sim, o comportamento dos brasileiros em geral.


*estranho o Aécio Neves se distanciar do contexto brasileiro, no momento em que eu paro para analisar um assalto ocorrido na calçada do Tribunal de Justiça Militar, em Belo Horizonte.


Postado por Juliana.

Nenhum comentário: