sábado, 11 de abril de 2009

Literatura adulta, público juvenil

Lidando com livros que concorrem à premiação anual da Fundação Nacional de Literatura infantil e juvenil - FNLIJ - que fica no Rio de Janeiro, percebo que há uma escassa produção de qualidade dirigida ao leitor juvenil. Muitos autores escrevem de forma superficial sobre o universo adolescente. Esse fato gera publicações que não levam em consideração uma complexidade de sentimentos, conflitos interiores e percepções subjetivas pelos quais a pessoa passa nesse período da vida.

A Literatura, vamos dizer assim, adulta, isto é, os clássicos, os cânones literários, por seu caráter atemporal e universal, possuem a capacidade de despertar curiosidades e provocar deleite ao leitor juvenil.

A série da TV Cultura mostra a viagem da protagonista pela ficção escrita. Em entrevista ao Abujamra (Programa Provocações, TV Cultura), a atriz disse que o que espera da vida e das pessoas é a AÇÃO. Que as pessoas interfiram no mundo utilizando as ferramentas adquiridas com o conhecimento e aproveitando todas as possibilidades de arte e mídia para que isso aconteça.

"Tudo o que é Sólido Pode Derreter é uma série juvenil que busca explorar de forma atraente e com muito bom humor o universo adolescente a partir do cotidiano de uma jovem, Thereza, que estuda na escola grandes obras da literatura de língua portuguesa, descobrindo e envolvendo-se com suas histórias.
Produzida pela Ioiô Filmes em parceria com a TV Cultura, a série é derivada do premiado curta-metragem de mesmo nome, dirigido por Rafael Gomes, que agora adapta a trama para uma construção dramatúrgica em capítulos.
O curta-metragem Tudo o que é sólido pode derreter é uma porta de entrada para o universo shakespeariano. Contando a história de uma garota de 15 anos que tem de estudar a peça Hamlet, de Shakespeare, justamente numa fase em que sua vida está em crise, o filme coloca numa mesma mistura, entre outros, a solidão e a angústia características da adolescência, a vida escolar e a dor da perda de um parente querido – tudo permeado pela descoberta de um clássico da literatura universal.
Assim, o curta acompanha a jornada de iniciação artística de uma garota inteligente e de vibrante vida interior. Conforme começa a compreender as inquietações do príncipe Hamlet, a protagonista passa a compartilhar de suas dores e, a partir delas, aprende a se fortalecer para a vida.
Tudo O Que É Sólido Pode Derreter, o filme, mostra como Hamlet pode dialogar com o público jovem da atualidade, traçando paralelos entre livro e vida e construindo uma crônica juvenil delicada e divertida, que mescla humor e drama para abordar o tema da transição para a idade adulta.
Tudo o Que É Sólido Pode Derreter, a série, visa adaptar essa premissa para uma construção dramatúrgica em capítulos. Terá a mesma jovem do filme como personagem fixa, descobrindo e envolvendo-se, a cada episódio, com uma obra importante da literatura de língua portuguesa, seja ela um romance, uma peça de teatro ou um poema.
Viajando por entre o O Auto da Barca do Inferno, Os Sermões, Os Lusíadas, Canção do Exílio, Senhora, Macário, Dom Casmurro, Ismália, Quadrilha, Uma Aprendizagem ou o Livro dos Prazeres, Quem Casa Quer Casa, O Guardador de Rebanhos e Macunaíma, a série dialoga com o público jovem da atualidade, traçando paralelos entre livro e vida e construindo uma crônica juvenil delicada e divertida".

Postado por Juliana

Nenhum comentário: