sábado, 21 de março de 2009

Minhas queridas avós

O dia 31 de março é muito especial para mim, pois, nessa data, minhas duas avós nasceram. Apesar de não ser eu a aniversariante, esse dia me traz a sensação de que eu ganhei dois presentes.
Cada uma tem seu jeito. A vó Gláucia é bastante agitada, acorda cedinho, comanda tudo, tem o maior prazer em fazer as coisas. Se alguém da família está com problemas, ela se prontifica no mesmo momento para ajudar. Ela é a matriarca da família. Fala com o maior orgulho que se aposentou como cozinheira, e que vários de nossos parentes morreram em seus braços. Não cansa de obter funções, se isso for necessário para o bem-estar de seus familiares. Se o pai dela deixasse, ela teria feito engenharia. Nossa, aí que ninguém seguraria essa mulher...
Já a vó Livinha brilha em outras tarefas. Não conheço ninguém que se pareça com ela no tricô e no cuidado com as flores e plantas. Adora viajar, e tem até vivência internacional. Acha tudo baratinho e adora dar presentes aos outros. Esses dias, ela nos deu um susto com o tombo, mas agora ela já se recuperou e já tem planos para a próxima viagem.
Nesse momento em que escrevo, a vó Gláucia está na cozinha fazendo pé-de-moleque, e a vó Livinha está costurando no sol. Não podia ser diferente. Assim, sinto muito feliz nessa data. Agradeço por essa possibilidade de estar aqui com elas, nessa mesma casa, acordar e dormir perto dessas mulheres que transmitem tanta alegria e amor.

Postado por Patrícia. Julho de 2008 na Figueira

Um comentário:

Gabriela Galvão disse...

Q delícia, Pat!. D um aavoh minha eu soh sei d fotos e histórias. Com a outra eu convivi e a vejo muito na minha mãe.

Mas nem sei o aniversário nem d uma, nem d outra.


Aproveite!