quinta-feira, 3 de julho de 2008

Literatura infantil

A criança vive em um mundo à parte, o da imaginação. Ela cria amigos, brincadeiras, situações, tudo imaginário. Brincar faz parte da vida dela, é assim que ela se desenvolve, se relaciona, se expressa e aprende sobre diversas linguagens.


O contato com a linguagem literária é um momento importante nessa fase da formação do ser humano. O indivíduo alfabetizado tem interesse em dar passos à frente da escola, saber ler palavras que não surgiram em sala de aula. A criança, então, tenta ler o que vê em letreiros de lojas, em outdoors, em revistas, em placas de sinalização, enfim, onde quer que perceba informação escrita. Quando o vocabulário lhe é estranho, aparecem as interrogações, afinal, ela deseja, também, traduzir o significado daquele som que as letras produziram. Assim, seu repertório se enriquece mais e mais.


A produção brasileira de livros infantis é muito interessante. Editoras como a Girafinha, CosacNaify, entre tantas outras, lançam, todo ano, obras de qualidade, em várias categorias - como livros de imagem, poesia para criança e tradução infantil - cujos autores e ilustradores são artistas apaixonados pelo trabalho de escrever e ilustrar para esse público.


Veja esta revista de poesia, editada por Sérgio Caparelli, Maria da Glória Bordini e Regina Zilberman.


Postado por Juliana.

Um comentário:

Gabriela Galvão disse...

Amei um txt sobre pipas q li na revista. Vários haikais e td.

Bz!